Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA CONCORDANCIA ENTRE DIFERENTES URODINAMICISTAS: AINDA PODEMOS CONFIAR NA CLASSIFICAÇAO DAS CURVAS DE UROFLUXOMETRIA?

Resumo

INTRODUÇÃO: A urofluxometria é um método não invasivo e com boa relação de custo x benefício para avaliação de sintomas do trato urinário inferior (LUTS). É apresentado em curvas gráficas de padrões variados, cuja a interpretação apresenta diferenças conforme a avaliação e expertise do observador. Atualmente, as principais evidencias acerca das diferenças interobservadores na interpretação de graficos de urofluxometria são de exames pediátricos. Nosso estudo versa sobre a avaliação de concordância na interpretação de tais curvas gráficas por observadores diferentes.

OBJETIVO: Avaliar a concordância interobservadores na classificação de curvas urofluxométricas do estudo urodinâmico.

MÉTODO: Foram selecionados aleatoriamente, por meio computadorizado, exames de urofluxometria realizados em pacientes pelo nosso Departamento de Urodinâmica e Disfunções Miccionais. Os exames urofluxométricos foram apresentados a 3 urologistas experts em avaliação urodinâmica, membros titulares da Sociedade Brasileira de Urologia. Após classificação das curvas gráficas a análise dos resultados foi realizada de maneira cega. O processamento estatístico foi realizado por meio de software específico.

RESULTADOS: Cento e treze exames de urofluxometria foram analisados. Houve concordância na interpretação de todos os observadores em 66 exames (58%) (p=0,0043). As curvas gráficas mais selecionadas entre os concordantes, foram: Curva em Sino (66%) e Platô (11%).
Entre os exames de urofluxometria onde foram observadas discordâncias interobservadores (47 exames – 42% da amostra), 85% obtiveram concordância entre dois pesquisadores e discordância de um (p=0,0001). Entre as discordâncias com 2 observadores com a mesma opinião, as curvas gráficas mais assinaladas foram: Curva em Sino (56%) e Platô (13%).

CONCLUSÃO: A interpretação das curvas de urofluxometria de exames de adultos apresenta maior concordância entre observadores diferentes do que aquela observada em exames pediátricos. Ainda assim, observamos um número significativo de discordância (4 em cada 10 exames) entre experts. Acreditamos que parâmetros mais claros para a classificação de curvas urofluxométricas precisam ser criados para a redução de disparidades.

Palavras Chave ( separado por ; )

Urodinamica ; urofluxometria ; gráfico ; curva de fluxo

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

Hospital Federal dos Servidores do Estado - RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PAULO HENRIQUE NAHAR BARBOSA, BRUNO ANDRADE SALOMAO, CARLOS MANOEL PEDRA PETTO GOMES, LEONARDO DINIS ALBUQUERQUE, PEDRO IVO COSENZA DE ANDRADE, ALEX FLAVIO MARE DE CHIARA, JOAO ANTONIO PEREIRA CORREIA, VALTER JOSE FERNANDES MULLER