Dados do Trabalho


Título

OBESIDADE PREJUDICA A COMPENSAÇAO DE HIPOGONADISMO, LEVANDO AO DECLINIO DA TESTOSTERONA RELACIONADA A IDADE

Resumo

INTRODUÇÃO: Em condições fisiológicas normais, espera-se que o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal aumente os níveis do hormônio luteinizante (LH), pois os níveis de testosterona (T) tendem a reduzir para prevenir o estabelecimento da deficiência de testosterona (DT). Este conceito contradiz o entendimento dos níveis de T terem um declínio constante durante o processo normal de envelhecimento. OBJETIVOS: Investigar a prevalência de hipogonadismo compensado (HC) em uma coorte de homens de meia-idade e buscar preditores de resposta compensatória adequada.
MÉTODOS: Analisamos prospectivamente um banco de dados de pacientes que buscam tratamento em uma clínica de urologia cujos registros são de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Dados sociodemográficos, comorbidades e parâmetros da síndrome metabólica (SM) foram analisados. Obesidade foi definida como circunferência da cintura (CC) >102 cm. Foram coletadas amostras de sangue da manhã. As análises incluíam a testosterona total (TT) e níveis de LH. DT foi definida como níveis de T<300ng/dl. HC foi definido como TT≥300 ng/dL e LH>9,4 mUI/mL. Usamos um modelo multivariável para identificar preditores independentes de HC, que incluíam idade, parâmetros da SM e resultados laboratoriais.
RESULTADOS: 264 pacientes foram incluídos na análise, a idade média foi de 64 anos [IQR 52-68 anos] e a TT média da linha de base foi 484 ng/dl [IQR 361-638]. Destes, 41% tinham diabetes, 44% hipertensão e 33% SM, a prevalência de DT foi de 15,5% e quanto ao restante dos homens com níveis normais de T (84,5%), 6,8% tinham HC. Comparados aos homens eugonadais, aqueles com HC eram mais de 20 anos mais velhos (idade mediana de 59,0 vs. 79,5). A CC mediana foi de 99,0 cm, 98,0 cm e 108 cm para homens com T, HC e DT normais, respectivamente (p<0,001). Na análise multivariável, a obesidade foi o único preditor de DT (OR=4,23[1,85-9,77]). No modelo de predição de HC entre homens com níveis de T normais, a idade (OR=1,11 IC 95% 1,06-1,16 por ano) e obesidade (OR=0,138, IC 95% 0,031 a 0,625) mantiveram significativas.
CONCLUSÕES: Em nossa população, o aumento da idade e a ausência de obesidade foram preditores de HC. Para indivíduos com CC<102cm, a idade parece não impactar significativamente os níveis de T, já que os níveis de LH mantém a produção de andrógenos. Tais achados explicam parcialmente a ausência de aumento da prevalência de DT em populações de peso normal em estudos anteriores. Obesidade tem papel relevante na abolição dos mecanismos compensatórios e na gênese da DT.

Palavras Chave ( separado por ; )

hipogonadismo; deficiência de testosterona; obesidade; saúde do homem.

Área

Infertilidade

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil

Autores

JEAN CARLOS ZAMBRANO CONTRERAS, JAIR BOMFIM SANTOS, TACIANA LEONEL NUNES TIRABOSCHI, MONIQUE TONANI NOVAES, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO, CAROLINE SANTOS SILVA, BLENDA MARIA SANTOS ERDES, BRENO BATISTA OLIVEIRA, EDUARDO PAULA MIRANDA, JOSÉ BESSA JÚNIOR