Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS PERIOPERATORIOS DE NEFROLITOTRIPSIA PERCUTANEA EM UM HOSPITAL ACADEMICO TERCIARIO

Resumo

Objetivo: avaliar os resultados perioperatórios de pacientes submetidos a nefrolitotripsia percutânea por residentes de urologia em centro acadêmico terciário.
Métodos: Estudo retrospectivo de pacientes submetidos a nefrolitotripsia percutânea por residentes em Urologia de Janeiro de 2018 a Agosto de 2019. Os cálculos foram classificados de acordo com sua complexidade pelo Guy’s Stone Score (GSS). A presença de cálculos residuais foi avaliada por tomografia de abdome no primeiro dia de pós-operatório. As complicações pós-operatórias foram avaliadas pela classificação de Clavien-Dindo, variação de níveis de hemoglobina, taxa de transfusão e complicações infecciosas.
Resultados: Foram incluídos 94 pacientes. Após o procedimento, 46,8% dos pacientes ficaram sem cálculos residuais, apresentando grande variação de acordo com GSS (GSS1 76,2%; GSS2 51,6%; GSS3 53,3%; GSS4 14,8%). A taxa global de complicações cirúrgicas foi de 15%, sendo 12,8% complicações menores (Clavien-Dindo I ou II) e 2,2% complicações maiores (Clavien-Dindo III ou IV).
Conclusão: a complexidade do cálculo apresenta importante influência na taxa de sucesso da nefrolitotripsia percutânea realizada por residentes em um centro de ensino, sem impactar significativamente nos índices de complicações.

Palavras Chave ( separado por ; )

Centros Médicos Acadêmicos; Residência Médica; Nefrolitotomia Percutânea; Nefrolitíase; Cálculos Coraliformes

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS PAZZOLINE ALEXANDRIA, GUSTAVO LUCAS PAZZOLINE DE FRESCHI, RAFAEL HADDAD ASTOLFI, RAPHAEL VENDRAME CARRERA, ALEX ELTON MELLER