Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DE MEDIDAS NAO-INVASIVAS DA CURVATURA PENIANA NA DOENÇA DE PEYRONIE

Resumo

Introdução: A doença de Peyronie (DP) é um distúrbio fibrótico da túnica albugínea, levando a deformidades penianas. Estimativas não invasivas de deformidades penianas são práticas, mas apresentam baixa acurácia quando comparadas às medidas objetivas com ereção induzida e goniômetro.
Objetivos: Nosso objetivo foi avaliar a concordância entre diferentes métodos não invasivos de medição da curvatura peniana e a medição objetiva.
Métodos: Revisamos retrospectivamente os prontuários médicos de pacientes submetidos à cirurgia em um centro terciário de medicina sexual. Durante a consulta clínica pré-operatória, foi realizado um conjunto de diferentes estimativas não invasivas, incluindo pedir ao paciente para explicar sua curvatura primária com um goniômetro, um desenho do pênis e uma prótese de implante maleável a ser moldada. Além disso, em casa, a fotografia era solicitada com a ereção máxima. A concordância entre esses métodos e a medição intra-operatória usando um goniômetro após a ereção induzida por solução salina foi analisada. Um erro tolerável foi considerado se uma diferença menor que 10 graus ou 20% da medida do padrão-ouro foi encontrada.
Resultados: A amostra consistiu de 69 homens com idade média de 62 ± 6 anos. A direção da curvatura foi dorsal em 59%, esquerda em 35%, direita em 5% e ventral em 1% dos casos. A curvatura média das estimativas com o goniômetro foi 57 graus (± 31), desenho 60 graus (± 28), Prótese 60 graus (± 25), Fotografia 57 graus (± 27), e a medida intra-operatória média foi 51 graus (± 24 ). A precisão geral considerando a definição de erro tolerável acima mencionada foi de 45%, e o único método não invasivo com melhor precisão foi a Prótese com 46,5% de concordância. Não houve diferença estatística entre eles (p = 0,99) para concordância e discordância pelo teste Dunnet de múltiplas comparações.
Conclusões: Em nosso estudo comparativo de 4 métodos não invasivos de avaliação da curvatura, encontramos uma precisão baixa (aproximadamente 45%), independentemente do método escolhido. A avaliação formal da curvatura com ereção induzida e um goniômetro parece ser imperativa.

Palavras Chave ( separado por ; )

Doença de Peyronie; Curvatura peniana; Avaliação da curvatura

Área

Disfunção Sexual

Instituições

HC-FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

RUBENS PEDRENHO NETO, BRUNO C G NASCIMENTO, CRISTOVÃO MACHADO BARBOSA NETO, JOSE DE BESSA JUNIOR, MIGUEL SROUGI, WILLIAM CARLOS NAHAS