Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES DA PRESSAO INTRAOCULAR EM PACIENTES SEM DOENÇA OCULAR PREVIA SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA ASSISTIDA POR ROBOTICA

Resumo

Introdução: A prostatectomia laparoscópica assistida por robô (PLAR) está sendo cada vez mais utilizada, sendo considerada o tratamento mais recente e avançado para o câncer de próstata, sendo necessária a posição de Trendelenburg (PT). Estudos prospectivos mostraram elevação significativa da PIO (Pressão intraocular) durante procedimentos e levantaram uma preocupação sobre os efeitos deletérios na saúde ocular desses pacientes.
Objetivos: Avaliar variação da PIO em pacientes sem doença ocular prévia durante prostatectomias robóticas; Identificar a influência dos diferentes graus de trendelenburg e do momento da medição da PIO basal, antes ou depois da indução anestésica, na variabilidade da PIO.
Métodos: Foi realizada uma busca em 9 (nove) bases de dados dos estudos dos últimos 5 anos sobre o assunto. Levando em consideração os critérios de elegibilidade, que são adultos submetidos à prostatectomias robóticas sem doença ocular, dez artigos foram selecionados para a revisão sistemática e nove para a metanálise (=267 pacientes). Foram divididos em grupos A e B de acordo com o grau de inclinação.
Resultados: A média da variação de todos os estudos foi um aumento de 13,52 mmHg (10,25-16-79). Não foram observados diferenças significativas da PIO com relação a PT (p =0,88). Houve diferença significativa da variação média da PIO basal medida antes e depois da indução anestésica, 10,57 mmHg vs 19,22 mmHg, respectivamente.
Conclusão: A posição inclinada de Trendelenburg é capaz de elevar significativamente a PIO durante as prostatectomias robóticas. Em contrapartida, não houve diferença de acordo com os diferentes graus de inclinação empregados. A indução anestésica geral mostrou-se como preditora a aumentar a variabilidade da PIO durante a cirurgia. Estudos controlados futuros poderão determinar as consequências do aumento da PIO para saúde ocular.

Palavras Chave ( separado por ; )

pressão intraocular; laparoscopia; posição de Trendelenburg

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

ANA GALRAO DE ALMEIDA FIGUEIREDO, SYLVIA KATHARINY FARIAS ANDRADE, ROSANA CIPOLOTTI, PAULO RICARDO MARTINS FILHO, CRISTIANO DE QUEIROZ MENDONÇA