Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA INTRARRENAL ENDOSCOPICA COMBINADA (ECIRS) GUIADA POR ULTRASSOM - 10 ETAPAS PARA O SUCESSO

Resumo

Introdução

A cirurgia intrarrenal endoscópica combinada (ECIRS) tem sido usada para tratar cálculos renais complexos com intuito de melhorar as taxas de sucesso. O uso combinado do ultrassom tem potencial para melhorar a segurança e reduzir a exposição à radiação, porém ainda é subutilizado.

Objetivos

Nosso objetivo é descrever, passo a passo, uma ECIRS guiada por ultrassom (USG ECIRS), a fim de difundir a técnica e facilitar o aprendizado do urologista.

Métodos

Descrevemos as 10 etapas padronizadas recomendadas para alcançar um bom resultado, com base em nossa experiência anterior em um centro de cálculo renal de alto volume. Registramos o caso de uma paciente do sexo feminino de 37 anos com cálculos renais bilaterais complexos que foi submetida a uma abordagem retrógrada e anterógrada combinada à esquerda. As 10 etapas descritas são: avaliação do caso com tomografia computadorizada, cuidados pré-operatórios com antibióticos e ácido tranexâmico, aquecimento e treinamento com simuladores, posicionamento do paciente em Barts flank free, nefroscopia retrógrada com ureteroscópio flexível, US para avaliação de janela e guiar a punção, dilatação do trato sob visão endoscópica, fragmentação do cálculo, verificação do resultado final e drenagem renal. As imagens foram capturadas por câmeras externas e internas, promovendo um completo entendimento do procedimento.

Resultados

A punção foi realizada sob orientação do USG com 1 tentativa. Outra punção foi necessária durante a cirurgia. O tempo cirúrgico foi de 140 min. O sucesso foi verificado por nefroscopia retrógrada e anterógrada. A drenagem renal foi realizada com cateter duplo J sem fio, retirado após 7 dias. A queda de Hb foi de 1,1 Hb / dL. A tomografia sem contraste, realizada no 1º dia de pós-operatório, não mostrou cálculos residuais nem complicações. Após a tomografia, a sonda vesical foi retirada e a paciente teve alta hospitalar.

Conclusão

O USG ECIRS parece ser uma técnica muito eficiente e reprodutível para o tratamento de cálculos renais complexos, podendo melhorar os resultados e a segurança na nefrolitotripsia percutânea

Palavras Chave ( separado por ; )

nefrolitotripsia percutânea; ultrassom; cálculos complexos.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Brigadeiro - São Paulo - Brasil

Autores

FABIO CARVALHO VICENTINI, MARCELO SZWARC, CARLOS ALFREDO BATAGELLO, KAYANN KALED REDA EL HAYEK, PRISCILA KURIKI VIEIRA MOTA, DANIEL BELTRAME FERREIRA, RODRIGO PERRELLA, DAVID JACQUES COHEN, CLAUDIO BOVOLENTA MURTA, JOAQUIM DE ALMEIDA CLARO