Dados do Trabalho


Título

TREINAMENTO ESFINCTERIANO EM UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS COM DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DENTRO DA NORMALIDADE

Resumo

Introdução: O treinamento esfincteriano é um marco importante do desenvolvimento, correspondendo a um complexo processo influenciado pelos componentes anatômico, fisiológico e comportamental. Ademais, diversos outros fatores podem ser considerados interferentes, como a idade materna, escolaridade dos pais, ocupação profissional da mãe, questões socioeconômicas da família, raça, gênero e prematuridade da criança. Nesse contexto, dois principais modelos de treinamento esfincteriano são propostos: Abordagem orientada pela criança; Abordagem comportamental estruturada.
Objetivos: O objetivo desse estudo foi avaliar o processo de treinamento esfincteriano em crianças com desenvolvimento neuropsicomotor dentro da normalidade, incluindo a avaliação das diferentes abordagens e os equipamentos mais utilizados, além da análise das idades de início e de conclusão desse processo, bem como a procura por atendimento pediátrico neste período.
Métodos: Este estudo transversal retrospectivo foi realizado no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2020, durante o qual foram avaliadas 422 crianças atendidas em um ambulatório geral de pediatria. Foi aplicado um questionário sobre processo de treinamento esfincteriano elaborado pelos autores baseado em revisão da literatura com avaliação de sinais de prontidão, idade de início, idade de conclusão, tipo de equipamento, abordagem usada e se houve busca de atendimento pediátrico durante o processo.
Resultados: Das 422 crianças recrutadas, 406 com desenvolvimento neuropsicomotor dentro da normalidade foram incluídas no estudo. Idade média de 7±1,88 anos, sendo 52,71% do sexo masculino. Em relação ao processo de treinamento: Sinais de prontidão foram observados em 49,26%. Tipo de equipamento: Penico 68,23%, e vaso sanitário: 24,14%. Abordagens usadas: Orientada pela Criança em 76,85% e Estruturada Comportamental: 23,16%. Idade de início do processo 17,1±7,1 meses. Idade de conclusão do treinamento esfincteriano diurno e noturno: 23,64±8,6 meses e 27,06±11 meses, respectivamente. O aconselhamento médico ocorreu para 14,18% das crianças.
Conclusão: A principal abordagem usada para processo de treinamento esfincteriano foi a Orientada pela Criança, que está associada à espera do aparecimento dos sinais de prontidão e à utilização do penico como equipamento. As idades de início e de conclusão foram mais precoces do que o esperado quando esse tipo de abordagem é usada.

Palavras Chave ( separado por ; )

Desenvolvimento, Criança; Métodos; Treinamento; Esfincteriano.

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

MÔNICA MARIA ALMEIDA VASCONCELOS, MARIA EDUARDA SILVA, JOSÉ BESSA JÚNIOR, MARCO SOUZA FONTANA, ELEONORA MOREIRA LIMA, JOSÉ MURILLO BASTOS NETO, FLÁVIA CRISTINA CARVALHO MRAD