Dados do Trabalho


Título

ENURESE EM PACIENTES COM OBSTRUÇAO DAS VIAS AEREAS SUPERIORES: COMPORTAMENTO DOS HORMONIOS BNP E ADH ANTES E APOS A CIRURGIA DAS VIAS AEREAS

Resumo

Introdução: A obstrução das vias aéreas superiores (OVAS) é uma condição comum em toda a população pediátrica, com prevalência de 27%; A enurese noturna monossintomática primária (ENM) é uma condição relacionada à OVAS em 8% a 47% dessas crianças. O mecanismo fisiopatológico específico dessa ligação não é bem compreendido. Alguns autores sugeriram uma conexão entre o peptídeo natriurético atrial (ANP) e o peptídeo natriturético cerebral (BNP) durante o sono. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil hormonal (ADH e BNP) e as noites secas de uma amostra de crianças antes e após a cirurgia para tratamento da OVAS.

Métodos: Realizamos um estudo prospectivo intervencionista longitudinal em uma amostra de 18 crianças de 5 a 14 anos com OVAS e ENM recrutadas em nossas clínicas de enurese. As crianças com OVAS e ENM foram avaliadas com um diário de noites secas de 30 dias e amostras de sangue foram coletadas para avaliar o ADH e o BNP antes e após a cirurgia das vias aéreas superiores. Os dados foram analisados antes da cirurgia e 90-120 dias após a cirurgia.

Resultados: BNP, ADH e Diário de Noites Secas foram avaliados antes e após a cirurgia. O BNP médio antes da cirurgia foi de 92,1 (4,8-269,9) pg/ml e 141,4 (0,0-321,5) pg/ml após a cirurgia (p=0,007). O ADH médio foi de 6,36 (2,7-12,5) pg/ml antes da cirurgia e 16,7 (1,8-144,8) pg/ml após a cirurgia (p=0,26). A porcentagem de noites secas aumentou de 35,8% (0,00-83,3) antes da intervenção cirúrgica para 78,6% (8,3-100,0) após o tratamento (p˂0,001).

Conclusão: O tratamento cirúrgico da obstrução das vias aéreas contribuiu para o aumento do BNP, ADH e percentual de noites secas. Clinicamente, a maioria das crianças apresentou melhora dos sintomas de acordo com os critérios do ICCS.

Palavras Chave ( separado por ; )

Enurese, Obstrução Vias Aéreas Superiores, Hormônio Anti-Diurético, peptídeo natriturético cerebral, Criança

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANDRE C P RIBEIRO, ROBERT G COTTA, BRUNO ZICA, TARSSIUS C CANDIDO, LIDYANNE I SILVA, ANDRE A FIGUEIREDO, JOSE MURILLO B NETTO