Dados do Trabalho


Título

INTERNAÇOES POR CANCER DE PROSTATA NO ESTADO DE MATO GROSSO: UMA ANALISE DOS FATORES EPIDEMIOLOGICOS E ASSOCIADOS A MORTALIDADE NO PERIODO DE 2011 A 2020.

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente e a quinta principal causa de morte por câncer em homens no mundo. Dentre os fatores de risco, tem-se: idade avançada, etnia negra e histórico familiar. Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico das internações hospitalares por câncer de próstata e fatores associados ao óbito na internação, no estado de Mato Grosso, no período de 2011 a 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico retrospectivo transversal, baseado em dados coletados pelo Sistema de Informação Hospitalares disponibilizado no Repositório de Dados dos Sistemas de Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Foram analisadas as informações de morbidade hospitalar segundo a categoria CID-10, neoplasia maligna de próstata. Foram incluídas as variáveis de: ano e caráter de internação, foi a óbito, teve diária de unidade de terapia intensiva (UTI), município de residência, faixa etária e raça/cor, no período de 2011 a 2020. Os critérios de exclusão foram dados que não correspondessem às variáveis e aqueles ignorados ou que se encontravam indisponíveis. Os dados foram incluídos em tabela no Excel e analisados no Jamovi 1.6.23; as variáveis foram descritas em frequências absolutas e relativa, e, para o cálculo de significância estatística de associação, utilizou-se o Teste qui-quadrado (p< 0,05), pelo método de Mantel-Haeszel (IC 95%). Resultados: Durante o período analisado, foram incluídas 3432 internações hospitalares por câncer de próstata, destas 369 (10.75%) terminaram em óbito. Além disso, 1764 (51,40%) das internações ocorreram em caráter eletivo; e 169 pacientes internados (4,92%) tiveram diárias de UTI. Levando em consideração a idade, 2946 (85.84%) das internações corresponderam a pacientes com menos de 80 anos. Quanto à etnia, os pardos foram os mais afetados, representando 2503 internações (72,93%). Outrossim, houve associação significativa entre o caráter de internação e óbito, sendo que 314 óbitos (85,1%) corresponderam a casos de urgência e emergência (p-valor <.001; RP 6.04; IC95% 4.57-7.98); entre idade e óbito, sendo que 113 óbitos (30,6%) corresponderam a pacientes com 80 anos ou mais (p-valor <.001; RP 2.68; IC95% 2,19-3.27). Porém, não houve associação da etnia com o óbito. Conclusão: Logo, é evidente a associação de fatores inerentes à internação e ao paciente em relação ao desfecho de óbito, ressaltando a necessidade de investimento em políticas voltadas à redução da morbimortalidade.

Palavras Chave ( separado por ; )

Neoplasias da Próstata; Câncer de Próstata; Tumores da Próstata; Tumores Prostáticos.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade Federal de Rondonópolis - Mato Grosso - Brasil

Autores

LUCAS FRAGA DE MELO SOUZA, EDUARDO MACIEL NARVAES, ROBERTO DE ANDRADE GARCIA FILHO, WILLIAM RAFAEL BALBINO DE MORAES , FELIPE AUGUSTO GARCIA AIRES, MATHEUS SILVA ALCÂNTARA, TIAGO DE SANTANA MELO