Dados do Trabalho


Título

ESTADIAMENTO DO CANCER DE PENIS NO MOMENTO DO DIAGNOSTICO NO PERIODO DE 2011-2021. NO HOSPITAL DO CANCER DE MURIAE

Resumo

Introdução: O câncer de pênis (CP) é considerado uma doença rara e retrata 2% dos possíveis tipos de câncer em homens no Brasil. Essa neoplasia associa-se a pessoas com baixo nível social e possui estreita relação com maus hábitos de higiene e/ou indivíduos não circuncidados, refletindo um fator de risco para a fimose e, por vezes, para o papilomavírus humano. O CP tem relação com o estigma, falta de informação sobre o tratamento, necessidade precoce do diagnóstico e demora na busca do tratamento.
Objetivo: Descrever as relações entre o estadiamento do CP no momento do diagnóstico e sua morbimortalidade no Hospital do Câncer de Muriaé entre 2011-2021
Materiais e Métodos: O estudo retrospectivo descritivo utilizou dados dos prontuários. A população de compreendeu pacientes do sexo masculino internados com CP entre 2011 a 2021. O Microsoft Office Excel 2019 foi utilizado para o cálculo de prevalência e morbimortalidade.
Resultados: Entre janeiro de 2011 e julho de 2021 foram internados no Hospital do Câncer de Muriaé 91 pacientes. A média da idade foi de 65,6 anos, quanto a escolaridade 53(58,2%) possuem o ensino fundamental incompleto. Em relação as comorbidades predominam a Hipertensão e o Diabetes com 76,7% e 25,6% respectivamente. O estadiamento predominante foi o pT2 em 39(47,6%) casos, 13(14,9%) com linfonodo positivo.
Conclusão: Através deste estudo pôde-se conhecer a população com câncer de pênis do Hospital do Câncer de Muriaé e desta forma buscar medidas de prevenção junto as unidades básicas para diminuir a incidência desta patologia associado a um possível diagnóstico precoce, ponto este fundamental para um tratamento curativo.

Palavras Chave ( separado por ; )

câncer de pênis; penectomia parcial; carcinoma espinocelular

Área

Uro-oncologia

Instituições

HOSPITAL DO CANCER DE MURIAE - Minas Gerais - Brasil, UNIFAMINAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIEL CARVALHO RIBEIRO, PEDRO RIBEIRO DA MOTA, THALES MACEDO VIEIRA, THIAGO PEREIRA PORTELA, HELLEN MARCIA FONTES PEDROSA, PEDRO CAVALCANTE FALCAO JUNIOR, VITOR SOUZA MACHADO, MARINA BONIFACIO GOMES LAIGNIER NOLASCO, ABILIO DE CASTRO ALMEIDA