Dados do Trabalho


Título

METODOS DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM EM PADROES DE APRESENTAÇAO DO LINFOMA RENAL

Resumo

Disseminação extranodal de linfoma ocorre primordialmente nos rins, seguido pela bexiga e testículos. A biópsia renal é pouco indicada para confirmar o diagnóstico de doença sistêmica e a evolução terapêutica, com expressivas remissões, tem dificultado estabelecer o grau de envolvimento renal nesta condição. Utilização de métodos de diagnóstico por imagem tem permitido estabelecer melhor envolvimento dos rins em linfoma, com padrões clássicos de apresentação desta enfermidade nos diferentes métodos de imagem utilizados.
Disseminação renal ou perirrenal pode ser detectada na apresentação inicial da doença, fato que não indica necessariamente um mau prognóstico.
O presente estudo realizou análise retrospectiva de 186 pacientes com diagnóstico de linfoma sistêmico avaliados em três hospitais universitários, revisando os achados de alterações renais relacionáveis a linfoma, com métodos de diagnóstico por imagem.
Dos 186 prontuários revisados foram observados alterações em exames de imagem relacionáveis a linfoma renal em 34 pacientes (18%) com exame ecográfico (US) tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).
Para definição de envolvimento renal seguiu-se os padrões clássicos de imagem relacionados na literatura.
Múltiplos nódulos renais parenquimatosos (19/34 – 55%)
Extensão direta de adenopatia retroperitoneal ( 5/34 – 14%)
Doença Perinéfrica (6/34 – 17%)
Nefromegalia (4/34 – 11%)
Similar ao nosso estudo US tem sido considerado o exame preliminar de avaliação renal. Útil em pacientes com alergia a contraste iodado e ótima opção para orientação de biópsia percutânea. Em concordância com a literatura a TC com multi detectores se destacou como modalidade de imagem de escolha para a avaliação de pacientes com linfoma. Além de lesões renais, ajuda a identificar a extensão extrarrenal como o espaço perirrenal e o retroperitônio. Achados com RM foram similares aos obtidos com TC ficando esta modalidade de imagem ideal em pacientes com alergia a contraste iodado ou casos de insuficiência renal.
Portanto o linfoma renal tem uma ampla variedade de aparências clássicas de imagens. Os métodos de diagnóstico por imagem tem peculiaridades que destacam suas utilizações e a frequência com que estas apresentações se manifestam, em relação a literatura, cursam com pequenas variações sem significado estatístico. A ampla variedade de aparências de imagem e seu reconhecimento preciso colaboram para determinar o grau de extensão desta enfermidade.

Palavras Chave ( separado por ; )

Linfoma; Retroperitôneo; Doença renal; Tomografia computadorizada; Ressonância magnética; Ultrassom;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Faculdade de Medicina - UFTM - Minas Gerais - Brasil, Faculdade de Medicina Uberaba - Uniube - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEONARDO CUNHA GONÇALVES, LUIZA CUNHA GONÇALVES, ADRIANA RODRIGUES DA CUNHA, ELMAR GONZAGA GONÇALVES