Dados do Trabalho


Título

LINFADENECTOMIA DE RESGATE ROBOTICA-ASSISTIDA GUIADA POR FLUORESCENCIA NA RECIDIVA DE CANCER DE PROSTATA

Resumo

INTRODUÇÃO: De 30%-40% dos pacientes com câncer de próstata de alto risco (CaP) recidivam após prostatectomia radical (PTR) com a maioria dos pacientes apresentando recidiva linfonodal. O manejo da recorrência linfonodal após a PTR é controverso, podendo incluir radioterapia ou hormonioterapia. A linfadenectomia de resgate (LR), pode ser indicada na recorrência nodal isolada após tratamento local sendo descritas amplas taxas de sobrevida livre de recorrência bioquímica de 2 e 5 anos entre 23-64% e de 6-31%, respectivamente. Além disso, a sobrevida global de 5 anos é de cerca de 84%. No entanto, os padrões de ressecção da LR variaram significativamente entre os estudos. Assim, a cirurgia guiada por fluorescência pode facilitar a localização da metástase nodal e potencialmente contribuir para a melhoria dos resultados oncológicos.

OBJETIVO: Relatar o caso de paciente com recidiva linfonodal de câncer de próstata submetido a LR robótica-assistida guiada por fluorescência através de injeção de indocianina verde.

MÉTODO: Foi identificada a metástase nodal em linfonodo pré-sacral de 1,4cm em exame de PET-PSMA com o radiofármaco 68Ga-PSMA11. O paciente foi submetido a injeção transcutânea guiada por tomografia utilizando-se de solução composta por azul de metileno, indocianina verde e fibrinogênio humano cerca de 1 hora previamente ao procedimento cirúrgico. Foi utilizado o sistema cirúrgico daVinci Si com o modo Firefly ™ Fluorescence Imaging para LR.

RESULTADOS: Paciente de 67 anos, em acompanhamento ambulatorial por recidiva bioquímica de CaP (ISUP 4), antecedentes de PTR e radioterapia adjuvante há 17 anos, hormonioterapia após 6 anos com último PSA dosado de 0,44 e PET-PSMA evidenciando linfonodo captante de 1,4cm. Durante o procedimento cirúrgico, após a injeção da solução previamente descrita, foi identificado e ressecado o linfonodo em questão, e realizada a linfadenectomia estendida bilateralmente. O tempo cirúrgico foi de 73 minutos e o sangramento intraoperatório estimado em 120mL. A evolução pós-operatória foi satisfatória e alta médica foi realizada no primeiro pós-operatório. Não foram observadas complicações. O exame anátomo-patológico confirmou presença de metástase apenas nos linfonodos demarcados (3+/51 total de linfonodos ressecados).

CONCLUSÃO: A LR no CaP guiada por fluorescência pode auxiliar os cirurgiões a localizar as lesões suspeitas, melhorando os resultados cirúrgicos e oncológicos do procedimento.

Palavras Chave ( separado por ; )

FLUORESCÊNCIA; NEOPLASIA DE PRÓSTATA; RECORRÊNCIA; PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS ROBÓTICOS

Área

Uro-oncologia

Instituições

Programa de Fellowship em Cirurgia Robótica Dr. Rafael Coelho - São Paulo - Brasil

Autores

RAPHAEL FLAVIO FACHINI CIPRIANI, RAFAEL FERREIRA COELHO, GIULIANO BETONI GUGLIELMETTI, PUBLIO CESAR CAVALCANTI VIANA, THYAGO VIEIRA SOARES DA NÓBREGA