Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO NUMERO DE CASOS NOVOS DE CANCER DE PROSTATA TRATADOS NO MAIOR CENTRO ONCOLOGICO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

Resumo

O Hospital Santa Rita de Cássia / AFECC, Hospital Filantrópico, é o maior Centro Oncológico do Estado do Espírito Santo e atendia anualmente cerca de 600 pacientes com diagnóstico de neoplasia maligna da próstata antes da pandemia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a expectativa para incidência de casos novos/ano em 2020/2021, em nosso Estado é de aproximadamente 1200 casos novos. Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do Covid-19, redistribuição de recursos financeiros, assim como a maior atenção das autoridades sanitárias voltadas a este novo cenário epidemiológico, houve um decréscimo no número de pacientes oncológicos atendidos em nosso hospital.
Este estudo tem o objetivo de quantificar o impacto do isolamento social, distribuição de recursos e prioridades das autoridades sanitárias durante a pandemia do COVID-19 no número de pacientes tratados do câncer de próstata em nossa Instituição.
Trata se de um estudo retrospectivo observacional realizado através da consulta do banco de dados do Registro Hospitalar de Câncer, de pacientes atendidos dos dados de registro de atendimentos de entrada no Hospital Santa Rita de Cássia no período de 1° de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2021, com diagnóstico de neoplasia maligna da próstata (CID-10: C61).
Durante o ano de 2019 deram entrada em nosso Hospital cerca de 544 pacientes novos com diagnóstico de câncer de próstata. Em 2020, o primeiro ano da pandemia, 401 pacientes; um decréscimo de 26,30% no número de pacientes novos atendidos em nossa Instituição. Analisando em separado os primeiros semestres dos anos de 2019, 2020 e 2021, observamos que foram atendidos 257, 195 e 153 pacientes novos respectivamente. Uma redução no número de pacientes novos em 24,10% no primeiro ano (2020) e de 40,45% no segundo ano da pandemia (2021) quando comparados a um ano típico (2019), por semestre.
Houve uma redução importante no número de pacientes tratados com câncer de próstata em nossa Instituição durante a pandemia do Covid-19. Estudos de longo prazo serão capazes de determinar quando e como retomaremos nossa rotina, assim como qual impacto ocorrerá no estadiamento e prognóstico dos pacientes acometidos pela doença.

Palavras Chave ( separado por ; )

Covid-19; Câncer de próstata; Neoplasia de próstata.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Santa Rita de Cássia - Espírito Santo - Brasil

Autores

CARLOS HENRIQUE JUNIOR SEGALL, A L R JUNQUILHO, D V PRAXEDES, I M PEREIRA, M C CORREIA, K C G VIANA, A C TIRONI, M R C PINTO