Dados do Trabalho


Título

DIFERENÇA NA INCIDENCIA DE DIAGNOSTICOS DE CANCER DE PROSTATA EM UM HOSPITAL TERCIARIO DE CURITIBA REFERENCIA PARA COVID-19 COMPARANDO UM ANO PREVIO A UM ANO DE PANDEMIA.

Resumo

Introdução: no Brasil, o câncer de próstata é o câncer mais prevalente nos homens, correspondendo a 29% do total dos casos em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para detectar tumores localizados e de melhor prognóstico. O diagnóstico dos casos de câncer de próstata pode ter sido prejudicado pela pandemia. Objetivo: avaliar o impacto da pandemia na incidência de diagnósticos de câncer de próstata em um hospital terciário referência em urologia , que se tornou referência para atendimento da COVID-19. Metodologia: estudo de Coorte. Foram incluídos pacientes diagnosticados com câncer de próstata em um centro terciário em Curitiba-PR por meio de banco de dados da urologia e da oncologia. O período pré-pandemia compreendeu os diagnósticos realizados entre 01/04/2019 à 31/03/2020 e o período de pandemia de 01/04/2020 até 31/03/2021. Resultados: 901 pacientes foram incluídos, 3% por meio de registros da vigilância ativa (VA), 6% que iniciaram quimioterapia (Qxt), 10% por meio dos registros de intervenções cirúrgicas (IC), 37% que iniciaram radioterapia + hormonioterapia (Rxt + Hxt) e 44% que iniciaram apenas hormonioterapia (Hxt). No período pré-pandemia, foram diagnosticados 54% do total (destes 3% em VA, 11% IC, 5% Qxt, 34% Rxt + Hxt e 46% Hxt). Durante a pandemia, foram diagnosticados 46% do total (destes 3% em VA, 9% IC, 7% Qxt, 40% Rxt + Hxt e 41% Hxt). Conclusão: Em um hospital terciário que se tornou referência para COVID-19, houve uma diminuição no número de diagnósticos de câncer de próstata durante a pandemia em comparação com o ano antes da pandemia. O menor número de diagnósticos se relacionou com uma queda nas intervenções cirúrgicas e hormonioterapia, o que pode indicar atraso no tratamento de pacientes e alterar o prognóstico dos casos de câncer de próstata nos próximos anos.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer; Próstata; Urologia; Covid-19

Área

Uro-oncologia

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

BRUNO CESAR MALTAURO MOLINA CAMPOS, SANDRO AUGUSTO NICHELE, MARCELO MANGINI, LUCIANO RICARDO SFREDO, IVAM VARGAS MARTINS DA SILVA, DANIEL AUGUSTO MAUAD LACERDA, FABIANE ZIVANOV ROXO, JESSICA TAMIRES REICHERT, RAPHAELLA ASSIS ALVES JANUARIO