Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO E GRAU DE SATISFAÇAO DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO IMPLANTE DE PROTESE PENIANA NO HOSPITAL UNIVERSITARIO PEDRO ERNESTO (HUPE/UERJ) 2018-2020

Resumo

Introdução: A disfunção erétil (DE) pode afetar negativamente a qualidade da vida sexual do casal e as taxas de satisfação com implante de prótese chegam a 90%. Entretanto, tal tratamento é subutilizado e estima-se que menos de 5% dos pacientes com DE refratária sejam submetidos a essa terapêutica. O objetivo desse trabalho é avaliar o grau de satisfação de pacientes submetidos ao implante de prótese peniana e os fatores associados a ele.
Materiais e métodos: Revisão de prontuários de pacientes que foram submetidos ao implante de próteses entre os anos de 2018 e 2020 no Hospital Universitário Pedro Ernesto e aplicados questionários sobre o grau de satisfação com a prótese após 6 meses do procedimento.
Resultados: Foram revisados 18 prontuários de pacientes submetidos ao implante de prótese peniana e os questionários aplicados. Do total, 93% dos pacientes ficaram satisfeitos após a cirurgia, 87% relatam aumento do libido, 80% conseguem penetração com facilidade, 74% estão satisfeitos com o tamanho da prótese e 100% dos pacientes afirmam que fariam a cirurgia novamente. A etiologia mais frequente da disfunção sexual foi pós prostatectomia radical (33%), seguida de DM (20%) e Doença vascular (20%). Com relação ao perfil clínico, a idade média foi de 62 anos (27-80), 20% eram obesos, 40% possuíam diabetes mellitus, 40% doença vascular e 66% hipertensão arterial sistêmica. Cerca de 20% dos procedimentos apresentou alguma complicação, sendo a infecção de ferida operatória a mais comum e a extrusão de prótese a mais grave.
Discussão: De acordo com a literatura, diversos preditores estão associados ao grau de satisfação após o implante da prótese peniana, tais como Doença de Peyronie, IMC > 30, pós prostatectomia radical, tipo de implante, complicações pós operatórias e a idade do paciente. Entretanto, no presente trabalho, apenas 7% se revelaram insatisfeitos, os quais cursaram com complicações no pós operatório.
Conclusão: O implante de prótese peniana é um procedimento seguro, com alta taxa de sucesso e grau de satisfação, estando o índice de insatisfação relacionado a complicações pós operatórias, devendo ser oferecido essa opção terapêutica para os pacientes portadores de DE grave.

Palavras Chave ( separado por ; )

Disfunção erétil; Grau de satisfação; Qualidade de vida; Prótese peniana

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VICTOR SENNA DINIZ, DANIEL PERIN NUNES, JOÃO GUILHERME CARVALHAL DE SOUZA, RUI DE TEOFILO FIGUEIREDO FILHO, JOAO LUIZ SCHIAVINI, HELCE RIBEIRO JULIO JR, RONALDO DAMIÃO