Dados do Trabalho


Título

CABEM ESCORE: DECISAO BASEADA EM ALGORITMO PARA O TRATAMENTO CIRURGICO DO CANCER DE BEXIGA E DERIVAÇAO URINARIA

Resumo

Introdução: O câncer de bexiga músculo-invasivo é agressivo e exige modalidades complexas e multidisciplinares de tratamento. O tratamento cirúrgico possui taxa de mortalidade considerável, que pode ser reduzida com a implementação de medidas bem estabelecidas.

Objetivos: Criar um sistema de escore para guiar estratégias de tratamento e avaliar o impacto do programa CABEM de centralização de cuidados do câncer de bexiga músculo-invasivo na região do ABC.

Métodos: Uma revisão da literatura foi realizada para o levantamento dos principais fatores de risco de mortalidade pós cistectomia radical e um escore foi elaborado para estratificar se um paciente era elegível para cistectomia radical e a melhor derivação urinária para cada caso. Um total de 81 pacientes com câncer de bexiga músculo-invasivo foram avaliados, sendo o principal desfecho a taxa de mortalidade. Idade, gênero, etnia, status de tabagismo, peso, IMC, estadiamento clínico e patológico, índices de comorbidades e status nutricional também foram avaliados.

Resultados: Dos 81 pacientes incluídos para análise, 44 foram tratados com cistectomia radical, 18 com estratégias de preservação vesical e 19 com quimioterapia. A média de tempo de internação pós cistectomia radical foi de 5,5±6,2 dias (intervalo 3-40 dias). Transfusão intraoperatória de hemoderivados foi necessária em 13,6% (n=6) dos pacientes. Taxa de mortalidade intra-hospitalar, mortalidade em 30 dias e mortalidade em 90 dias para pacientes submetidos a cistectomia radical foi de 6,8%, 4,5% e 6,8%, respectivamente. Após um ano, a sobrevida geral foi de 57%, e após 24 meses, 21% (IC 95%, 13,2-50,9%). Modelos semiparamétricos de riscos proporcionais de Cox foram utilizados para avaliar o efeito do CABEM escore inicial na sobrevida geral ajustada para a idade. CABEM escores de 4-6 foram associados com um aumento significativo do risco de morte (razão de risco=3,56; IC 95%: 1,29-9,95; p=0,015).

Conclusões: Estes dados apoiam programas de centralização associados a protocolos bem estabelecidos, equipe multidisciplinar com oncologistas e radioterapeutas e uma abordagem centrada no paciente como forma de atingir melhores resultados em casos de câncer de bexiga músculo-invasivo. O programa CABEM proporciona modalidades de tratamento antes inacessíveis a seus pacientes, como estratégias de preservação vesical e quimioterapia neoadjuvante. O CABEM escore ajuda na seleção de pacientes para o melhor tratamento, reduzindo mortalidade e melhorando desfechos.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer da bexiga; carcinoma urotelial; Câncer de Bexiga músculo-invasivo; quimioterapia neoadjuvante; cistectomia; derivação urinária

Área

Uro-oncologia

Instituições

Disciplina de Urologia do Centro Universitário FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDO KORKES, WILLY ROBERTO CAMARGO BACCAGLINI, FREDERICO TIMÓTEO SILVA CUNHA, MATHEUS PRADO NASCIMENTO, CAMILA RIBEIRO ARRUDA MONTEIRO, JOSÉ HENRIQUE DALLACQUA SANTIAGO, MATHEUS PASCOTTO SALLES, PRASHANT PATEL, PHILIPPE SPIESS, SIDNEY GLINA