Dados do Trabalho


Título

A NEFRECTOMIA RADICAL LAPAROSCOPICA TAMBEM ESTA ASSOCIADA A DOR E OUTRAS COMPLICAÇOES TESTICULARES, COMO NA NEFRECTOMIA DO DOADOR? HA COMO EVITAR TAL COMPLICAÇAO?

Resumo

Introdução: Foi documentada a ocorrência de dor e outras complicações testiculares e escrotais no pós operatório de nefrectomia radical para doação renal (transplante). A etiologia de tal complicação não é completamente esclarecida. Acredita-se que possa estar relacionada a ligadura da veia gonadal, a lesão de conexões neurais durante a dissecção do ureter ou pela manipulação renal ou ao processo inflamatório subsequente, visto que ambas estruturas compartilham raízes nervosas pela origem embrionária delas. A ligadura mais proximal da veia gonadal foi associada a redução significativa dessas complicações. Não há na literatura estudos que tenham investigado essas complicações após nefrectomia radical laparoscópica para tratamento da neoplasia renal e se, caso ocorra, se a preservação da veia gonadal poderia evitar tal complicação
Objetivos: Avaliar se a nefrectomia radical para tratamento da neoplasia renal está associada a complicações testiculares e escrotais no pós-operatório precoce e se a preservação da veia gonadal pode evitar tais complicações.
Método: Estudo clínico randomizado com 38 pacientes submetidos a nefrectomia radical laparoscópica no hospital de Câncer de Barretos, de agosto de 2016 a fevereiro de 2020, randomizados em 2 grupos: A – ligadura da veia gonadal ipsilateral e B – preservação dessa veia, avaliados antes e 15 dias após a cirurgia através de entrevista clínica, exame físico e escala visual numérica de dor.
Resultados: A presença de dor testicular foi significativamente maior 15 dias após a cirurgia em comparação ao pré-operatório em ambos os grupos (p=0,016). Porém, a ligadura da veia gonadal não se relacionou a aumento da dor (p=0,343). Não houve aumento significativo das demais complicações (varicocele, hidrocele ou atrofia testicular após a cirurgia.
Conclusão: A dor testicular é uma possível complicação após a nefrectomia radical laparoscópica, porém a preservação da veia gonadal não está relacionada à redução dessa complicação. As demais complicações testiculares e escrotais não foram observadas.

Palavras Chave ( separado por ; )

Nefrectomia parcial; videolaparoscopia; Neoplasia Renal; Complicações pós-operatórias; dor testicular; complicações testiculares

Área

Uro-oncologia

Instituições

FACISB - São Paulo - Brasil, Hospital de Câncer de Barretos - São Paulo - Brasil

Autores

GUSTAVO POLIZEL BOTELHO, VICTOR ROSALEM SENESE, RODRIGO MOREIRA HÚNGARO, CINTHIA ELIZABETH QUISPE ALCÁNTARA, JOÃO PAULO FANTINI, RONALDO CARVALHO NEIVA, MATHEUS ALMEIDA SPERINI, ELINEY FERREIRA FARIA, ROBERTO DIAS MACHADO, WESLEY JUSTINO MAGNABOSCO