Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO LOCAL DE RESGATE NA RECORRENCIA DO CANCER DE PROSTATA APOS TERAPIA FOCAL: REVISAO SISTEMATICA E METANALISE

Resumo

Introdução: As estratégias terapêuticas após falha na terapia focal (TF) no tratamento do câncer de próstata incluem prostatectomia radical de resgate (rPR), radioterapia de resgate (rRT), e terapia focal de resgate (rTF) usando a mesma ou outra fonte de energia em relação a que foi utilizada na terapia primária. O objetivo do presente estudo foi avaliar o papel do tratamento de resgate local para o câncer de próstata recorrente após TF considerando os desfechos oncológicos e funcionais, bem como as taxas de complicações.
Materiais e métodos: Uma revisão sistemática utilizando as bases de dados Pubmed/Medline e Cochrane foi realizada de acordo com os guidelines PRISMA. O método Delphi modificado foi utilizado para avaliar a qualidade dos estudos.
Resultados: Um total de 23 estudos de série de casos compostos por 874 pacientes foram incluídos. A prevalência geral combinada de controle bioquímico foi de 71% (IC 95% 65–78%), com grande heterogeneidade entre estudos (I2=74.55%). Entre todas as modalidades de resgate a rTF teve a menor taxa de controle bioquímico (54%, IC 95% 48– 60%). Pacientes submetidos a rRT tiveram o controle bioquímico mais satisfatório (78%, IC 95% 73–83%), seguido por rPR (73%, IC 95% 62–84%). No entanto, a rTF teve a menor prevalência de incontinência (9%, IC 95% 5-13%; I2= 0%), seguido por rRT (17%, IC 95% 10-24%; I2 = 0%) e rPR (22%, IC 95% 12–31%; I2 = 68.55%). A taxa global agrupada de complicações Clavien-Dindo >2 foi 4% (95% IC 2–6%; I2=49.10%) com a rPR demonstrando menor taxa (3% IC 2-7%) e rTF a maior (5% IC 0-10%).
Conclusões: O tratamento local de resgate após TF é seguro e fornece desfechos oncológicos e funcionais aceitáveis. A rRT e rPR parecem ter um melhor controle oncológico, enquanto a rTF está associada a melhores desfechos funcionais.

Palavras Chave ( separado por ; )

Terapia focal ; prostatectomia ; câncer de próstata

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

OLIVER ROJAS CLAROS, RAFAEL ROCHA TOURINHO BARBOSA, SAULO BORBOREMA TELES, LUCAS SEITI TAKEMURA, PEDRO HENRIQUE PEIXOTO COSTA, RAFAEL SANCHEZ-SALAS, BRUNO NAHAR, ABHISHEK BHAT, GUSTAVO CASERTA LEMOS, ARIE CARNEIRO