Dados do Trabalho


Título

UROLITIASE: AINDA UMA CAUSA PARA PERDA RENAL!

Resumo

OBJETIVO: Determinar a prevalência de nefrectomias realizadas por complicações da urolitíase, avaliando a porcentagem de pacientes que se apresentam em nosso serviço terciário com rim não funcionante e a porcentagem de pacientes que perderam a função renal enquanto aguardavam tratamento definitivo.

MATERIAIS E MÉTODOS: Realizada análise retrospectiva de prontuários de pacientes submetidos a nefrectomia total entre janeiro de 2008 e dezembro de 2020. Pacientes com nefrectomia por urolitíase foram distribuídos em dois grupos: grupo 1 – pacientes, na admissão, já com insuficiência renal estabelecida e grupo 2 - pacientes com rins funcionantes na admissão e que tiveram perda da função renal enquanto aguardavam tratamento definitivo. Os pacientes foram analisados quanto aos fatores sociodemográficos/ clínicos por meio de análise univariada e multivariada. O método de Kaplan-Meier foi utilizado para estimar a perda da função renal de acordo com o tempo de seguimento.

RESULTADOS: Foram realizadas 381 nefrectomias, das quais 94 (24,67%) por urolitíase e suas complicações. A maioria desses pacientes (59,5%) já apresentava comprometimento renal (perda de função / infecção) na admissão. Raça negra, hipertensão, sobrepeso e obesidade foram fatores de risco para apresentar insuficiência renal estabelecida no momento da admissão. Idade, sexo, localização e tamanho do cálculo não se comprovaram como fatores de risco para perda renal.

CONCLUSÃO: A prevalência de perda da função renal por complicações da litíase urinária neste estudo foi superior à encontrada na literatura e 60% desses pacientes já chegaram ao hospital terciário com rim não funcionante. O acesso limitado a serviços de cuidados terciários se destacou como um fator contribuinte significativo. Medidas para acelerar o tratamento da litíase urinária devem ser encorajadas.

Palavras Chave ( separado por ; )

urolitíase; cálculo renal; nefrectomia; insuficiência renal crônica

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO CORREA LOPES NETO, GUSTAVO SANTANA DE LIMA, RAFAEL CASTILHO BORGES, VINICIUS DALLAQUA, LUIZ ALEXANDRE VILLARES DA COSTA, MARIO HENRIQUE ELIAS DE MATTOS, ALEXANDRE AUGUSTO MONTEIRO SATO, SIDNEY GLINA