Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA POPULACIONAL ENTRE A PROSTATECTOMIA RADICAL ABERTA, LAPAROSCOPICA E ROBO-ASSISTIDA: DA ILUSAO IDEALISTA A REALISTA REVISAO SISTEMATICA REVERSA.

Resumo

Introdução: Comparar as três principais técnicas de prostatectomia radical, aberta (ORP), laparoscópica (LRP) e robótica (RARP) sempre foi um desafio, e a comunidade científica buscou responder às principais perguntas com a revisões sistemáticas (RS).
Objetivo: Aplicar uma nova metodologia de revisão chamada Revisão Sistemática Reversa (RSR) para comparar as três técnicas através de uma amostra populacional.
Métodos: Foi realizada uma busca sistemática, entre 01/2000 e 12/2020, em 8 base de dados por estudos de RS e, dentro deles, foram captados todos os estudos primários para composição do banco de dados contendo variáveis cirúrgicas perioperatórias, oncológicas e do PENTAFECTA e comparados entres as três técnicas.
Resultados: Foram encontrados 80 RS que forneceram 910 trabalhos referentes a 1.353.485 pacientes. Foi encontrado melhores resultados cirúrgicos perioperatórios nas técnicas minimamente invasivas. Dentro das variáveis do PENTAFECTA, a RARP apresentou melhores resultados que as outras técnicas. Apesar da superioridade da robótica, os resultados foram diluídos na amostra populacional e tornaram-se menos discrepantes que os encontrados nas RS clássicas.
Conclusão: a RSR foi hábil em gerar uma amostra populacional heterogênea e representativa do mundo real, permitindo comparar as três principais técnicas de prostatectomia radical, bem como reduzindo um viés de seleção que inevitavelmente ocorre nas RS clássicas isoladamente. Apesar da RARP apresentar melhores resultados, é importante que o urologista compreenda o cenário em que os estudos se encontram para poder compreender as vantagens de uma técnica sobre a outra.

Palavras Chave ( separado por ; )

prostatectomy; retropubic prostatectomy; laparoscopic prostatectomy; robot-assisted prostatectomy; systematic review.

Área

Uro-oncologia

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

TOMAS BERNARDO COSTA MORETTI, LUIZ ALBERTO MAGNA, LEONARDO OLIVEIRA REIS