Dados do Trabalho


Título

SLING ADVANCE XP PARA O TRATAMENTO DE INCONTINENCIA URINARIA PERSISTENTE POS PROSTATECTOMIA RADICAL MANTENDO O TENDAO BULBOESPONJOSO: VARIAÇAO TECNICA NA SANTA CASA DE SAO PAULO

Resumo

Introdução
Diversos tratamentos para a incontinência urinária persistente pós prostatectomia radical estão disponíveis atualmente. Em 2010 foi lançada a segunda geração do sling masculino retrouretral AdVance, o AdVance XP. Suas melhorias em relação ao seu antecessor promovem melhor estabilidade, fixação e novas agulhas de tunelização. Estudos multicêntricos recentes têm demonstrado sua eficácia e segurança e pela primeira vez no Brasil realizou-se o procedimento para sua implantação. Na técnica habitual o músculo bulboesponjoso (BE) é aberto para expor o corpo esponjoso, que é mobilizado distalmente, lateralmente e inferiormente para o tendão central.

Objetivo
Relatar 4 casos operados no Departamento de Urologia da Santa Casa de São Paulo para a colocação do sling masculino AdVance XP® com preservação do músculo bulboesponjoso para o tratamento de incontinência urinária persistente pós prostatectomia radical, além de seus resultados imediatos, levando-se em consideração as características pré-operatórias como comorbidades prévias, pad-test, perdas urinárias, uso de fraldas e fluxometria urinária pós operatória.

Método
Foram selecionados 4 pacientes, que apresentavam incontinência urinária persistente pós prostatectomia radical por adenocarcinoma de próstata, todos com falha do tratamento clínico. Realizou-se o procedimento com preservação do músculo bulboesponjoso e colocação do sling masculino na Santa Casa de São Paulo, em quinze de janeiro de 2019 e após cerca de 2 meses foram avaliadas a fluxometria urinária e a satisfação com o resultado.

Resultado
Dos 4 pacientes apresentados neste relato ao menos 3 deles fazia uso de no mínimo 5 fraldas/dia. Somente um deles relatava uso de 1 absorvente em 24 horas e um deles apresentava hiperatividade detrusora. Após 2 meses do procedimento todos os pacientes relataram melhora importante da incontinência urinária e negavam o uso de fraldas ou complicações. A preservação do músculo bulboesponjoso e a colocação do sling logo acima pode ser utilizada em casos de sling com tensão acima do habitual, reduzindo, desse modo, o risco de complicações como erosão do corpo esponjoso.

Palavras Chave ( separado por ; )

SLING TRANSOBTURATORIO; SLING ADVANCE XP; SLING ADVANCE; INCONTINENCIA URINARIA MASCULINA

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

SANTA CASA DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

MARCEL KENDI TAKADA, BRUNO RIBEIRO GUIMARAES PEREIRA, Luiz Felipe de Mello Pereira Leitão, Bruno Romero Guimarães Pereira, SERGIO PAOLILLO JUNIOR, JORGE RICARDO GOIS E CUNHA, GIOVANNI DEMARTINO, RAFAEL ERNST GRUNEWALD, PEDRO DIEB MINGIONE, LUIS GUSTAVO MORATO TOLEDO