Dados do Trabalho


Título

USO DE AGENTE BIOLOGICO NO TRATAMENTO DE INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO EM MULHERES

Resumo

Introdução: A incontinência urinária de esforço é uma condição que acomete uma parcela da população do sexo feminino, ocasionada por diversos fatores, onde há mecanismos que envolvem o acometimento da musculatura do assoalho pélvico. Dentre as opções de tratamento, existe a abordagem endoscópica com a injeção de agentes expansores (bulking agents) na submucosa uretral.

Objetivo: Avaliar a viabilidade e o desempenho preliminar do gel polissacarídeo bacteriano usado como agente biológico aplicado em pacientes do sexo feminino com incontinência urinária de esforço.

Métodos: Foram selecionadas pacientes do sexo feminino no período de março de 2017 a março de 2019, que deram entrada no ambulatório de urologia com incontinência urinária de esforço (IUE) sem tratamento prévio, para injeções com agente biológico. A avaliação foi realizada no momento da primeira consulta e 6 meses após o tratamento. Foram avaliados a qualidade de vida (QV) por meio do Questionário ICIQ-SF e a quantidade de vazamento de urina medida pelo PAD-TEST.

Resultados: Quinze mulheres (com idade média de 53 anos) foram submetidas à aplicação de gel de celulose bacteriana. Apenas duas pacientes não apresentaram melhora da incontinência. O estudo considerou como desfecho primário a melhora ou desaparecimento dos sintomas após seis meses de intervenção. O questionário da QV pós-intervenção indicou que a maioria das pacientes apresentaram uma melhora (62,5%). Através do PAD-test foi possível observar uma diminuição da perda urinária de 85% comparando os resultados pré e pós-intervenção, com valor de p=0,000009.

Conclusões: Os resultados deste estudo piloto sugerem que o uso de agente de volume biológico é uma abordagem promissora para tratar a incontinência urinária de esforço em pacientes do sexo feminino.

Palavras Chave ( separado por ; )

Agente biológico; Incontinência urinária de esforço; Biopolímeros.

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

ufpe - Pernambuco - Brasil

Autores

SALVADOR VILAR CORREIA LIMA, EUGENIO SOARES LUSTOSA, Fábio de Oliveira Vilar, Fernanda Camila Ferreira da Silva Calisto, Heron Oliveira Schots