Dados do Trabalho


Título

USO ROTINEIRO DA PIELOGRAFIA RETROGRADA PRE OPERATORIA EM LACTENTES PORTADORES DE ESTENOSE DE JUNÇAO URETERO PIELICA.

Resumo

Introdução: O diagnóstico de estenose de junção uretero piélica (JUP) é feito por meio de exames dinâmicos como a cintilografia renal; e estáticos como a tomografia, ultrassonografia (USG) e ressonância magnética).
Objetivo: Introduzir o uso rotineiro da pielografia retrograda no pré-operatório de pieloplastias com os seguintes objetivos: 1) confirmação do diagnóstico anatômico da estenose, desse modo observar com precisão os pacientes falso positivos e falso negativos e 2) estadiamento da estenose, se estenose presente, classificá - la com segmento longo x curto.
Pacientes e métodos: Participaram do estudo quatorze pacientes com média de idade de 16 meses, com diagnóstico de estenose de JUP por USG e cintilografia DTPA. Eles foram submetidos a pielografia no intra operatório previamente ao acesso para correção cirúrgica da estenose. O tempo acrescido ao procedimento foi de 22min (média de 9min), não houve relato de infecção urinária no pós-operatório imediato (30 dias). Foi administrada antibioticoprofilaxia em todos os pacientes com cefuroxime. O procedimento é realizado com cistoscopia com camisa 8.5Fr, passagem de fio guia pelo óstio ureteral, introdução de cateter ureteral 4,5fr e injeção sob baixa pressão de contraste iodado diluído na proporção 1:1.
Resultados: Foi demonstrado que em doze pacientes havia existência anatômica de estenose de JUP, assim permitindo classifica-la como segmento longo ou curto. Com essa informação foi possível no ato cirúrgico realizar a ressecção de segmento ureteral mais longo. Em dois pacientes não havia estenose anatômica, sendo um diagnóstico de obstrução dinâmica, no qual a cirurgia não é indicada. Em todos os casos o procedimento foi esclarecido para o responsável do paciente, considerando uma possibilidade do procedimento cirúrgico não ser concretizado.
Conclusão: O uso da pielografia retrograda pré operatória permite confirmar o diagnóstico de obstrução anatômica da JUP, além de estadiar sua extensão, permitindo acurada indicação cirúrgica e melhores resultados, além de evitar procedimento no paciente que não se beneficiaria.

Palavras Chave ( separado por ; )

PIELOGRAFIA PRE OPERATORIA; ESTENOSE DE JUP; LACTENTES

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARINA CARRIELLO MULULO, EDSON DA SILVA SALVADOR, RONALDO DAMIAO, CELSO COSTA LARA